Pequenos caminhos rurais, que por vezes se transformam em simples carreiros de dificil andamento, serpenteando pelo meio de Estevas, Escovas, Piornos, onde o Zimbro tambem impoe presença. Regioes que permanecem na memoria e no coraçao, fazem surgir emoçoes escondidas e alimentam a poesia. Um lugar que se sente, nao se descreve, uma terra onde apetece sempre voltar, ficar. A Paisagem e soberba, ao longo do Rio Sabor ocorre uma importante comunidade de aves rupicolas, donde se destaca a presença de especies como a Aguia de Bonelli, a Aguia- Real, o Abutre do Egipto e a Cegonha- Preta. O Baixo Sabor possui um valor ecologico unico e insubstituivel. Nesta area ocorre uma flora e vegetaçao de caracteristicas impares, em Portugal. Surgem, tambem os mais extensos e bem conservados azinhais e sobreirais de Tras-os-Montes.
Rio Sabor, elementar pela grande diversidade de habitats naturais e especies que ai dao pilar ao Ser e Sentir, navegando nas margens de um rio selvagem que convida a introspecçao, prende emoçoes ao Vale encantado... O Rio Sabor e um museu vivo para observaçao da biodiversidade. Podem organizar-se passeios tematicos nas margens deste rio de paixoes, onde o Sabor esta sempre presente na observaçao da avifauna, anfibios e flora.
E, indubitavelmente, um rio com elevadas potencialidades a nivel natural, paisagistico e cultural.
Vale do Sabor: para alem do sonho que acompanha o verdadeiro nome deste vale, trata-se de uma zona especial de protecçao das aves zepa. O Sabor possui um valor ecologico unico e insubstituivel. Nesta area existe uma vegetaçao de caracteristicas impares, onde se destacam, as particulares comunidades associadas ao leito das cheias.
Devido a fisiografia o Vale ocupa o patamar bioclimatico termomediterranico.
No comments:
Post a Comment